Ano IV - 23 de Maio de 2019

Ciência e Tecnologia

24/02/2016
Estudo discute fatores de interferência em exame laboratorial

Diversos fatores estão envolvidos nos erros laboratoriais,principalmente na fase pré-analítica, que inclui desde a indicação do exame até o transporte e preservação da amostra biológica até o momento da efetivarealização do exame. O estudo intitulado PRINCIPAIS FATORES PRÉ-ANALÍTICOSINTERFERENTES NOS EXAMES LABORATORIAIS DOCOAGULOGRAMA COMPLETO (DALILA ZULATO PIMENTA , GERSON ZANUSSO JÚNIOR) mostrou os principais erros e cuidados dos exames do coagulograma. 

Os exames de coagulograma são utilizados na prática médica e na rotina pré-operatória sendo composto pelos testesde: prova de fragilidade capilar, retração do coagulo, tempo de ativação da protrombina, tempo de coagulação, tempo de sangramento, tempo de tromboplastina parcial ativa,e contagem de plaquetas. Os autores observaram que os erros maisfrequentes e citados na literatura correspondem a aplicaçãodo torniquete, punção no paciente, anticoagulante erradoou contaminação de vidraria, excesso no tempo e na temperatura do Banho-Maria, podendo alterar o resultado dosexames e assim interferir no diagnóstico médico.

Fonte: Master Editora - periódico BJSCR (http://www.mastereditora.com.br/periodico/20160304_233854.pdf)

Escopo Editorial Sobre Master News Quero ENVIAR UMA MATÉRIA Quero SER UM PATROCINADOR
Quero receber conteúdos Master News
Preencha os campos abaixo e fique atualizado com os principais temas relacionados à "Saúde, Beleza e Bem-Estar", "Educação" e "Ciência e Tecnologia".



Master News - Fone: (44) 4141-7500 - Rua Princesa Isabel - 1236 - Maringá/PR
email: comercial@grupoemaster.com.br