Ano IV - 12 de Novembro de 2019

Saúde, Beleza e Bem-Estar

02/04/2016
Fosfoetanolamina é segura?

A fosfoetanolamina é um composto químico orgânico naturalmente encontrado em muitos mamíferos, participando do processo de formação de uma classe de lipídeos (os esfingolipídeos), moléculas que participam da composição estrutural das membranas das células e das mitocôndrias. 

A Fosfoetanolamina, além dessa de ser uma molécula constituinte da membrana celular, possui também uma função sinalizadora; a fosfoetanolamina sinaliza algumas situações de estresse celular e participa da síntese de fosfatidiletanolamina no retículo endoplasmático, bem como de várias etapas do metabolismo celular, como o metabolismo mitocondrial, síntese de acetilcolina, e síntese hormonal.

Embora esta molécula tenha ganhado grande destaque recente nos jornais, Edgar Laurence Outhouse isolou a fosfoetanolamina de tumores malignos bovinos no ano de 1936. Alega-se ter função antitumoral, e estimula da apoptose (morte celular). 

Em ratos leucêmicos a Fosfoetanolamina apresentou resultados satisfatórios. Porém, estudos em humanos ainda estão sendo realizados:

O Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação - MCT realizou os seguintes teste segurança:

1- Avaliação do Potencial Citotóxico in vitro da Fosfoetanolamina Sintética (FS) e da Fosfoetanolamina Sintética Nanoencapsulada (FSNE);

2- Avaliação da Atividade Citotóxica e Antiproliferativa da Fosfoetanolamina, Monoetanolamina e Fosfobisetanolamina em Células Humanas de Carcinoma de Pâncreas e Melanoma;

3- Avaliação da Máxima Dose Tolerada e Seleção de Doses da Fosfoetanolamina Sintética, produzida pelo IQSC-USP em roedores;

4- Avaliação da Genotoxicidade da Fosfoetanolamina (USP – São Carlos): Teste de Mutação Reversa em Salmonella Typhimurium (Teste AMES – ENSAIO Salmonella/ MICROSSOMA)

Conforme relatórios do MCTI, os compostos FS e FSNE não são considerados citotóxicos. Somente a Monoetanolamina apresentou atividade citotóxica e antiproliferativa, sendo contudo, várias ordens de magnitude menos potente que os antitumorais convencionais, utilizados como controle positivo. Já a Fosfoetanolamina e a Fosfobisetanolamina não apresentaram nenhuma atividade citotóxica nem antiproliferativa nos testes in vitro. No entanto, constatou-se, que a fosfoetanolamina sintética, quando encapsulada, apresentou seletividade para células tumorais, agindo como marcador.

Como nutriente, a fosfoetanolamina está presente na composição natural do leite materno humano, sendo o mais importante aminoácido fosfórico consumido por bebês em fase de amamentação.

Pesquisas demonstram a sua relação com a variação da concentração da fosfoetanolamina em doentes de alzheimer, isquemia, epilepsia e câncer. Testes pré-clínicos para indicações de epilepsia vêm sendo descritas. Contudo, os resultados ainda não são conclusivos.

O Senado Federal Brasileiro aprovou (23/03/2016) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 3/2016, que autoriza pacientes com câncer a usarem a fosfoetanolamina sintética antes de seu registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e autoriza produção, importação, prescrição, posse ou uso da substância, em caráter excepcional, enquanto estiverem em curso estudos clínicos acerca do produto. O projeto foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) no dia 17 de março e segue agora para sanção presidencial.

Vale ressaltar que os efeitos positivos e negativos no organismo humano ainda não são completamente conhecidos, uma vez que esta substância ainda não passou por todos os testes clínicos.

Consulte o médico de sua confiança para maiores informações, uma vez que a fosfoetanolamina ainda não pode ser considerada um medicamento.


Fonte: Editorial Master News, com conteúdo adaptado de:

1- Nature. v. 14, p. 65-76, 1950); Folsch G, Osterberg R. (Biol Chem. v. 234 p. 2298-2303, 1959;

2- http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/vida/online/fosfoetanolamina-nao-e-remedio-diz-usp-em-nota-1.1410712

3- http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/125079.

Escopo Editorial Sobre Master News Quero ENVIAR UMA MATÉRIA Quero SER UM PATROCINADOR
Quero receber conteúdos Master News
Preencha os campos abaixo e fique atualizado com os principais temas relacionados à "Saúde, Beleza e Bem-Estar", "Educação" e "Ciência e Tecnologia".



Master News - Fone: (44) 4141-7500 - Rua Princesa Isabel - 1236 - Maringá/PR
email: comercial@grupoemaster.com.br