Ano III - 15 de Dezembro de 2018

Educação

19/06/2016
I Fórum de Saúde Mental reunirá especialistas no Hospital Municipal Evandro Freire

Os transtornos mentaisacometem a população mundial em algum momento da vida. Depressão, bipolaridade,esquizofrenia, distúrbio do pânico e da ansiedade generalizada são alguns dostranstornos mais comuns e respondem por uma das principais causas dos atendimentosde urgência no país.

Diante deste cenário, oHospital Municipal Evandro Freire, na Ilha do Governador (RJ) realizará napróxima terça, dia 21, o I Fórum de Saúde Mental, com a presença deespecialistas que atuam na área. Entre os palestrantes convidados está adiretora do Instituto Municipal Nise da Silveira, Drª Érica Pontes. Tambémparticiparão representantes dos hospitais municipais Lourenço Jorge, Pedro II eRonaldo Gazolla e dos Centros de Referência de Assistência Social do Rio.

O evento acontecerá das 9hàs 12h, no auditório do hospital, e será aberto ao público. Entre outrosassuntos, serão discutidos os entraves da alta hospitalar em uma enfermaria desaúde mental dentro de um hospital geral e a importância da rede intersetorialneste processo. O objetivo é chamar a atenção para os tratamentos adotados e oprocesso de alta de pacientes que sofrem de abandono por familiares.

Hospital de referência nosatendimentos de urgência e emergência, o Hospital Municipal Evandro Freire éuma unidade hospitalar de primeira linha, que oferece tratamento de saúdemental aos pacientes portadores de transtornos psicológicos ou psiquiátricos,com síndromes agudas de esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, depressão,distúrbio do pânico e da ansiedade generalizada; e aos usuários de álcool edrogas ilícitas com diversas patologias clínicas.

Para tanto, foi criada umaenfermaria diferenciada, com 15 leitos, com a finalidade de atender e oferecerinternação a esses pacientes que chegam ao hospital após um surto ou crisesrelacionadas ao agravo da doença.

O diferencial do trabalhodesenvolvido no hospital é que cada paciente internado recebe tratamentohumanizado e individualizado, com atenção da equipe multidisciplinar formadapor diferentes especialistas com conhecimentos distintos na área de saúdemental. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social,psicólogo comportamental e psiquiatra, que trocam ideias, experiências econhecimento. Estes profissionais trabalham em conjunto desde o momento dachegada do paciente no hospital até a sua alta.

Todos os casos clínicossão estudados semanalmente e discutidos em reunião multidisciplinar para melhorcondução das terapias e melhor suporte psiquiátrico, clínico, psicológico enutricional ao paciente.

O hospital também aplica ametodologia implantada pela médica psiquiatra Nise da Silveira, cujo trabalhoficou conhecido no filme “Nise, no Coração da Loucura”, protagonizado porGlória Pires. Entre outras atividades, os pacientes participam de aulas depintura, gravura, colagens e teatro, atividades lúdicas com jogos de tabuleiro,contam histórias, e fazem outras atividades de acordo com suas necessidades.

Segundo o psicólogo AuriMendes Júnior, essas ações fazem com que o paciente evolua no tratamento. “Apsicoterapia melhora o humor do paciente e o acalma, fazendo com que ele passea aceitar os cuidados que recebe e a medicação que deve ser ingerida. Tambémcontribui para a sua melhora emocional e mental porque, por meio da escrita, dapintura, dos desenhos, ele coloca para fora toda a angústia que sente e osproblemas pelos quais passou ou está passando”, explica. 

A equipe de saúde mentaldo Hospital Municipal Evandro Freire também se diferencia por prestaratendimento aos familiares dos pacientes internados. São reuniões feitassemanalmente, cujo assunto abordado é o paciente internado ou o comportamentoda família ao lidar com esse paciente. Um dos principais trabalhos realizados éo de empoderamento do paciente, como indivíduo na sociedade, como cidadão quetem um papel na sociedade. Não importa o transtorno ou doença que possua.

 

 I FÓRUM DE SAÚDE MENTAL DOHOSPITAL MUNICIPAL EVANDRO FREIRE

DATA: DIA 21/06

HORÁRIO: DAS 9H ÀS 12H

LOCAL: AUDITÓRIO DO HOSPITAL(Estrada do Galeão, 2920, Ilha do Governador, RJ)

ABERTO AO PÚBLICO

Escopo Editorial Sobre Master News Quero ENVIAR UMA MATÉRIA Quero SER UM PATROCINADOR
Quero receber conteúdos Master News
Preencha os campos abaixo e fique atualizado com os principais temas relacionados à "Saúde, Beleza e Bem-Estar", "Educação" e "Ciência e Tecnologia".



Master News - Fone: (44) 4141-7500 - Rua Princesa Isabel - 1236 - Maringá/PR
email: comercial@grupoemaster.com.br