Ano II - 22 de Novembro de 2017

Saúde, Beleza e Bem-Estar

14/02/2017
Óleo de Coco: uma alternativa para manutenção da boa forma?

Classificado como gordura saturada, o óleo de coco possui a predominância de ácidos graxos de cadeia média (AGCM), que correspondem a 70-80% de sua composição. Os AGCM são rapidamente absorvidos no intestino e após, transportados até o Fígado pela veia porta, onde são rapidamente oxidados, gerando energia (ATP). Outra característica é que os AGCM não participam da produção do colesterol e não são estocados em depósitos de gorduras (tecido adiposo), ao contrário dos os ácidos graxos de cadeia longa (AGCL), persentes em muitos outros tipos de óleos como o de soja. <onde comprar?>


Uma pesquisa composta por 32 pacientes hipercolesterolêmicos (com colesterol aumentado), sendo 50% mulheres com média de idade de 48 anos, recebeu suplementação diária de 30 mL de óleo de coco extravirgem durante três meses. Foram avaliados: Peso, IMC(Índice de Massa Corporal), perímetro abdominal, relação abdômen-quadril e recordatório do consumo alimentar das últimas 24 horas; também foram avaliados o lipidograma completo, glicemia de jejum, apolipoproteínas (apo) A-I e B,proteína C reativa ultrassensível (PCR-us), lipoproteína (a) [Lp(a)] e fibrinogênio antes e depois da suplementação. 

Os resultados mostraram que após a suplementação com óleo de coco, houve redução significativa do peso, índice de massa corporal, relação abdômen-quadril, perímetro abdominal, triglicérides,lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL-c) e PCR-us, bem como aumento significativo nas concentrações de apo A-I. Houve ainda a tendência de redução do colesterol total, lipoproteína de baixa densidade (LDL-c) e Lp(a), assim como um ligeiro aumento de lipoproteína de alta densidade (HDL-c) e fibrinogênio. Dentro dos limites do estudo, os autores puderam sugerir que a suplementação dietética com óleo de coco extravirgem é capaz de exercer benefícios no perfil lipídico e cardiovascular de indivíduos dislipidêmicos. <onde comprar?>


Texto: Prof. Dr. Mário Neto, Farmacêutico e Bioquímico pela FCFRP-USP; Mestre e Doutor em Farmacologia pela FMRP-USP - Editor-Chefe Master News.


REFERÊNCIAS

Mahan K, Escott-Stump S.Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 9 ed. São Paulo: Roca, 1998.49-50. 

DebMandal M, Mandal S. Coconut (Cocos nuciferaL.: Arecaceae): in health promotion and disease prevention. Asian PacificJournal of Tropical Medicine. 2011; 241-247.

Silva R, Soares H, Fortes R. Efeitos dasuplementação dietética com óleo de coco no perfil lipídico e cardiovascular deindivíduos dislipidêmicos / Effects of dietary supplementation with coconut oilon lipid and cardiovascular profile of dyslipidemic subjects. Brasilia Med;48(1), jun. 11. tab.

 

Escopo Editorial Sobre Master News Quero ENVIAR UMA MATÉRIA Quero SER UM PATROCINADOR
Quero receber conteúdos Master News
Preencha os campos abaixo e fique atualizado com os principais temas relacionados à "Saúde, Beleza e Bem-Estar", "Educação" e "Ciência e Tecnologia".



Master News - Fone: (44) 4141-7500 - Rua Princesa Isabel - 1236 - Maringá/PR
email: comercial@grupoemaster.com.br