Ano IV - 18 de Março de 2019

Saúde, Beleza e Bem-Estar

09/03/2016
Sarcopenia: o que é?

Pode-se dizer que Nathan Shock é o pai da gerontologia moderna e que ele chocou o mundo científico com um estudo transversal, publicado em 1970, que foi o resultado de estudos que estava em curso há pelo menos duas décadas. Ele mediu as mudanças relacionadas à idade na função fisiológica e mostrou um declínio bastante decepcionante e regular ao longo das décadas de vida, seja ele velocidade de locomoção, da audição, da taxa metabólica basal, do índice cardíaco, medidas de função renal, capacidade vital ou de função pulmonar.


Com o passar dos anos de vida, há um dramático declínio da massa magra ou massa muscular, com a consequente possibilidade de perda progressiva da independência do idoso, bem como aumento na fraqueza, quedas e fraturas. 

Com base nessas observações, o Dr. Irwin H. Rosenberg propôs em 1988, durante um congresso em Albuquerque (Novo México - EUA) que o nome para esse fenômeno deveria ser sarcomalácia ou sarcopenia; sarcopenia parece ter sido mais utilizado (sarx em grego é carne e penia é perda). 


Então, pode-se dizer que sarcopenia é uma perda de massa muscular relacionada com a idade. Mas, se essa é uma mudança de função ao longo do tempo, quando isso se torna uma doença? Para responder a esta questão é preciso fazer uma analogia com a diminuição da massa óssea; em algum momento, a perda de densidade óssea atinge a zona de risco de fratura. Assim, a perda da massa muscular, em algum momento compromete a locomoção, e neste caso, a sarcopenia deve ser vista como uma doença. 

Neste contexto, uma intervenção que parece particularmente promissora é o treinamento de força, que possa alterar significativamente esse declínio de força decorrente da sarcopenia como um preocesso natural de envelhecimento do corpo.


Fonte: Adaptação do artigo original; Irwin H. Rosenberg. Sarcopenia: Origins and Clinical Relevance. J. Nutr. May 1, 1997; 127(5):990S-991S.


Escopo Editorial Sobre Master News Quero ENVIAR UMA MATÉRIA Quero SER UM PATROCINADOR
Quero receber conteúdos Master News
Preencha os campos abaixo e fique atualizado com os principais temas relacionados à "Saúde, Beleza e Bem-Estar", "Educação" e "Ciência e Tecnologia".



Master News - Fone: (44) 4141-7500 - Rua Princesa Isabel - 1236 - Maringá/PR
email: comercial@grupoemaster.com.br