Ano III - 15 de Dezembro de 2018

Ciência e Tecnologia

07/05/2016
Trânsito de Mercúrio será visível no Brasil nesta segunda-feira, 09/05.

De 13 a 14 vezes a cada cem anos, o planeta Mercúrio passa exatamente entre a Terra e o Sol. Conhecido como Trânsito de Mercúrio, o fenômeno é raro e só se repetirá daqui a três anos. Em 2016, a passagem de Mercúrio pelo Sol será visível no Brasil, o que não acontecia desde 1960. O fenômeno começa às 8h 12 min e vai durar mais de sete horas. O mais interessante é acompanhar os momentos de "entrada" e "saída" do planeta. Além da beleza do fenômeno, que só pode ser acompanhado com o uso de instrumentos, o Trânsito de Mercúrio é valioso para a ciência.  

Segundo o astrônomo do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) Eugênio Reis, a passagem dos planetas Mercúrio e Vênus pelo Sol permitiu o cálculo da unidade astronômica, usada para medir a distância entre os planetas e o Sol. A proporção era conhecida desde os tempos do matemático alemão Johannes Kepler, no século 16. Sabia-se, por exemplo, que Marte está a uma distância e meia do Sol, considerando a distância entre a Terra e o Sol. Mas o que o trânsito dos planetas ajudou a definir é o valor da unidade astronômica, ou seja, a distância entre a Terra e o Sol: 150 milhões de quilômetros.

"Esse número ninguém sabia. Graças à observação do trânsito de Vênus, que está mais perto da Terra, foi possível saber o verdadeiro tamanho do Sistema Solar. Por isso, dizemos que o trânsito tem uma função histórica para a astronomia", afirma Eugênio Reis.

Ele reforça que só é possível observar a passagem de Mercúrio pelo Sol com instrumentos adequados. Além do risco de danos à visão que a observação do Sol pode causar, o fenômeno não é visível a olho nu devido ao tamanho reduzido do planeta. 

Quem não puder participar pode acompanhar a transmissão do Trânsito de Mercúrio pela internet. Em Itajubá (MG), o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI) e a Universidade Federal de Itajubá também vão disponibilizar telescópios, mas vão colocar imagens do fenômeno na internet.

 

 Fonte:

Ministério da Ciência e Tecnologia: http://www.mcti.gov.br/noticia/-/asset_publisher/epbV0pr6eIS0/content/fenomeno-raro-transito-de-mercurio-sera-visivel-no-brasil-nesta-segunda-feira;jsessionid=0A78D920F13A31F5BB99ECF706B78C69

Escopo Editorial Sobre Master News Quero ENVIAR UMA MATÉRIA Quero SER UM PATROCINADOR
Quero receber conteúdos Master News
Preencha os campos abaixo e fique atualizado com os principais temas relacionados à "Saúde, Beleza e Bem-Estar", "Educação" e "Ciência e Tecnologia".



Master News - Fone: (44) 4141-7500 - Rua Princesa Isabel - 1236 - Maringá/PR
email: comercial@grupoemaster.com.br