Ano III - 15 de Dezembro de 2018

Saúde, Beleza e Bem-Estar

29/07/2016
Você já parou para pensar como o sono é importante?

Quandoa insônia torna-se repetitiva, pode desencadear alguns efeitos que provocam malestar no organismo, como baixo raciocínio, reação lenta, depressão, desordensmentais, dificuldade de concentração e perda de memória, aumento da obesidade,pois não dormir repercute em ficar mais ansioso e leva o indivíduo a “atacar ageladeira” pela madrugada, causa má funcionamento do sistema imunológicoficando predisposto ao aparecimento de doenças, causa risco de diabetes,problemas cardiovasculares, e pode levar a hipertensão arterial1.

Mas o que é o sono?

Osono é um estado transitório e reversível, que se alterna com a vigília (estadodesperto). Trata-se de um processo ativo envolvendo múltiplos e complexosmecanismos fisiológicos e comportamentais em vários sistemas e regiões dosistema nervoso central1.

Destina-seà recuperação do organismo de um possível débito energético estabelecidodurante a vigília.  No sono ocorre amanutenção do equilíbrio geral do organismo, das substâncias químicas nocérebro que regulam o ciclo vigília-sono, consolidação da memória, regulação datemperatura corporal, entre outras2.

Écomum o ser humano perder o sono devido seus anseios e preocupações, desse modotende a recorrer ao uso de fármacos que podem minimizar esses distúrbios. Porémpesquisas tem demonstrado que algumas plantas medicinais são extremamentebenéficas para o sono. Eles possuem propriedades sedativas e calmantes que nãogeram dependência ao organismo2,3.

Plantas indutoras do sono:

Planta medicinal

Nome científico

Indicação

Preparo

Valeriana

Valeriana officinalis

 

Tranquilizante Ansiolítico.

 

Infundir 3 g de raízes secas em 150 ml de água fervente.

Tomar 2-3x/dia.

Cereja ácida

Prunus cerasus

Fonte de melatonina

Regulação do sono.

Infundir 3 g de folhas secas em 150 ml de água fervente.

Tomar 3x/dia.

Maracujá

Passiflora alata Curtis

Ansiolítico, sedativo leve.

Infundir 3 g de folhas secas em 150 ml de água fervente.

Tomar 2-4x/dia.

Camomila

Matricaria chamomilla L.

Tranquilizante, indutor do sono.

Infundir 3g de flores secas em 150ml de água fervente.

Tomar 3-4x/dia

Melissa

Antiespasmódico, ansiolítico, sedativo

Infundir 1-4 g das sumidades floridas secas em 150ml de água fervente. Tomar 2-3x/dia.

Laranja amarga

Sedativo leve.

Infundir 1-2g das flores secas em 150ml de água fervente. Tomar a noite.

Cidreira

Cymbopogon citratus (DC.) Stapf

Antiespasmódico, ansiolítico e sedativo leve.

1-3g de folhas secas em 150 ml. Tomar 1-3x/dia.


Fonte:Anvisa3

Alémde aderir ao uso de plantas medicinais, é necessário manter uma rotina do sono,ir dormir sempre no mesmo horário, realizar atividades físicas, manter umaalimentação saudável e balanceada evitando comer muito no jantar, ou fazer usode café, chás, refrigerantes que podem prejudicar o sono. Além disso, énecessário criar um ambiente favorável e aconchegante, sem luzes ou barulho quepossam interferir no descanso4. Lembre-se: Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio(Hipócrates).

 

Referências

1. Yurcheshen, M. Seehuus, M.  Pigeon W.Updates on Nutraceutical Sleep Therapeutics and Investigational Research. EvidBased Complement Alternat Med. 2015. Disponível em : http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26265921

2. National Center for Biotechnology Information.PubChem Compound Database; CID = 2519, March 2015. Disponível em: http://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/caffeine#section=Top.

3. Brasil.Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Formulário de Fitoterápicos daFarmacopéia Brasileira / Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, Brasília, 2012.

4. MAY, A.M; et al. The impact of a healthy lifestyleon Disability-Adjusted Life Years: a prospective cohort study. BMC Med. v. 13,n.39, 2015.

 

 

Sobre a autora:

Laura Ligiana Dias Szerwieski. Possuigraduação em Enfermagem pela Faculdade Adventista Paranense (2012).Pós-graduação em Urgência e Emergência com enfoque em Atendimentopré-hospitalar, pela Faculdade Dom Bosco (2013). Especialização em Educação naSaúde para Preceptores do SUS pelo Instituto Sírio Libanês (2014). Mestranda emPromoção da saúde pelo Unicesumar na linha de Envelhecimento Ativo (2015-2016).Pesquisadora e Bolsista da Capes. Desenvolve pesquisas na área de promoção dasaúde, estilo e qualidade de vida, plantas medicinais, urgência e emergência,aspectos cognitivos e envelhecimento.  Atua na Atenção Primária como Coordenadora daEstratégia Saúde da Família em Itaipulândia, Paraná.

E-mail: laura.enfer@gmail.com

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